Treinamento do CBMDF em Caverna de Formosa
Bombeiros do DF realizam treinamento de espeleorresgate na Caverna Escaroba, em Formosa, para aprimorar técnicas de salvamento em ambientes confinados e de difícil acesso.
Militares participaram de instrução prática na Caverna Escaroba, em parceria com a Sociedade Brasileira de Espeleologia.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em parceria com a Seção de Espeleorresgate da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SER/SBE), realizou no dia 24 de setembro de 2025 um treinamento especializado na Caverna Escaroba, localizada no município de Formosa (GO).
Serviços Gratuitos ao Formosense
Goiás Social e Agro Social
A atividade contou com a participação de militares do Centro de Treinamento Operacional (CETOP), que buscaram reconhecer e se preparar para possíveis cenários de atuação em operações de salvamento em ambientes subterrâneos.
O CETOP é uma referência nacional na formação de civis e militares, ministrando cursos para profissionais do Distrito Federal, de outros Estados e da União, consolidando-se como uma das principais Unidades de Ensino Bombeiro Militar do país.
O foco do treinamento foi o aprimoramento das técnicas de progressão em cavernas, áreas remotas e operações verticais. Durante a visita técnica, os bombeiros tiveram a oportunidade de vivenciar situações reais, desenvolvendo habilidades fundamentais para o gerenciamento de riscos em locais confinados e de difícil acesso.
De acordo com o CBMDF, a experiência fortalece a doutrina institucional, amplia a capacidade de resposta da tropa e garante maior eficácia nas operações de salvamento.
Caverna Escaroba
Localizada em Formosa – GO a Caverna Escaroba encontra-se incrustada em uma enorme pedreira, com um córrego em seu interior entrando por um sumidouro e saindo por uma ressurgência. Repleta de formações rochosas (Espeleotemas) como estalactites, estalagmites, colunas e varias represas de travertino.
A trilha é de nível fácil passando por diversas arvores gigantes da espécie Paineira (barriguda), até a chegada a entrada da caverna, que conta com cerca de 200m da sua extensão.
A caverna encontra-se fechada para a visitação. O portal não conseguiu informações se já está aberta ou continua fechada.