Policiais do 16º BPM salvam criança de 3 anos vítima de engasgamento em Formosa após atendimento rápido, manobra de Heimlich e apoio do SAMU.
Atendimento rápido e manobras de primeiros socorros foram decisivos para salvar a vida de uma criança de aproximadamente três anos no Setor Parque Lago
Formosa (GO) — Policiais militares do 16º Batalhão da Polícia Militar protagonizaram um ato de bravura e preparo ao salvarem a vida de uma criança de aproximadamente 3 anos, vítima de engasgamento, na tarde desta sexta-feira (por volta das 13h), no Setor Parque Lago, em Formosa.
A ocorrência teve início quando o sargento Cinivaldo, que exercia a função de despachante na base do COPOM, foi surpreendido pela chegada desesperada de familiares em uma caminhonete S-10 prata, trazendo a criança já desfalecida e sem respirar. Diante da gravidade da situação, o policial imediatamente tomou a criança nos braços e iniciou as manobras de desobstrução das vias aéreas (Heimlich).
manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich consiste em compressões abdominais rápidas e firmes, aplicadas logo acima do umbigo, com o objetivo de aumentar a pressão dentro do tórax e expulsar o objeto que está obstruindo a via aérea.
Após várias tentativas, a situação ainda era crítica. Nesse momento, a enfermeira Glaucia, vizinha em frente à base do COPOM, ouviu os pedidos de socorro e correu para auxiliar no salvamento, reforçando o atendimento emergencial.
Enquanto isso, a sargento Rosamaria, o sargento Rafael Dias e o cabo Caetano acionavam o SAMU, repassando informações em tempo real sobre o estado da criança e os procedimentos que estavam sendo realizados.
Com uma leve reação positiva da vítima, o sargento Cinivaldo decidiu seguir ao encontro da ambulância do SAMU. Durante o deslocamento em direção ao Hospital Estadual de Formosa, na altura da Rua Patativa, a caminhonete ficou sem combustível. Diante da urgência, o policial abordou um VW Polo preto, que transitava pela via, explicou a situação de emergência e, com o apoio do condutor, deu continuidade ao trajeto.
Na Avenida Sebastião Monteiro Guimarães, em frente ao Posto Médico do Forte Santa Bárbara, a equipe encontrou a ambulância do SAMU, onde a criança foi imediatamente transferida para atendimento especializado. Durante o atendimento médico, a vítima voltou a respirar, embora permanecesse inconsciente.
A criança foi encaminhada inicialmente para a UPA de Formosa, onde permaneceu sob observação médica. Até o fechamento desta matéria, a informação repassada aos policiais e aos pais é que a criança seria transferida para o Hospital Estadual de Águas Lindas, com previsão de internação em UTI, para acompanhamento especializado.
A ocorrência contou ainda com o apoio da equipe GOLF, composta pelo subtenente Idelvan e o cabo Castro, acionados pelo COPOM para registro e apoio da ocorrência.
O caso reforça a importância do treinamento em primeiros socorros, da rápida resposta das forças de segurança e da integração com os serviços de saúde, fatores que foram essenciais para salvar a vida da criança.