Polícia Militar Ambiental flagra pesca irregular durante a piracema em Formosa, apreende pescado.
Operação do BPMOA na Barragem do Rio Paranã resultou na apreensão de pescado, redes proibidas e na prisão de envolvidos
Formosa (GO) – Na manhã de terça-feira, equipes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Ambientais (BPMOA) realizaram uma operação de fiscalização ambiental na região da Barragem do Rio Paranã, no Distrito de Santa Rosa, em Formosa, com foco no combate à pesca ilegal durante o período da piracema.
Durante patrulhamento náutico, por volta das 8h, os policiais visualizaram uma embarcação com três ocupantes próxima à margem do lago. Ao receber ordem de parada, um dos indivíduos pulou na água e fugiu em direção à mata, não sendo localizado até o momento. Na embarcação permaneceram dois homens, de 51 e 55 anos, que não possuíam licença de pesca e utilizavam redes, equipamento proibido por lei.
No local, os militares apreenderam aproximadamente 6 quilos de pescado, além de redes e outros materiais utilizados na prática irregular.
Cerca de uma hora depois, ainda durante a mesma operação, outra equipe do BPMOA flagrou um homem de 54 anos pescando com uma rede de aproximadamente 120 metros, também sem licença ambiental. Com ele, foram encontrados cerca de 10 quilos de pescado, de diversas espécies nativas, capturadas de forma irregular.
As abordagens ocorreram durante o período de defeso da piracema, fase essencial para a reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida ou severamente restrita por lei. Segundo os policiais, os próprios abordados afirmaram ter conhecimento da proibição do uso de redes, mas optaram por utilizá-las.
Diante dos flagrantes, os envolvidos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Formosa, juntamente com o pescado, as redes e os demais equipamentos apreendidos, para as providências legais cabíveis.
A defesa dos acusados não foi encontrada para comentar sobre o caso