Planaltina (GO) promove a 1ª Festa do Morango em 6 de setembro, destacando agricultura familiar e produção que já atrai o mercado internacional.
Planaltina de Goiás realiza 1ª Festa do Morango e amplia produção rumo ao mercado internacional
Município já tem 150 mil pés plantados e deve chegar a 300 mil até o fim do ano, enquanto Águas Lindas também desponta como polo produtor
O Entorno do Distrito Federal ganha um novo atrativo: o “morango do amor” em versão regional. No dia 6 de setembro, Planaltina de Goiás realiza a 1ª Festa do Morango e da Agricultura Familiar, na Praça Central, a partir das 17h. O evento terá música, apresentações culturais e espaço para valorizar o trabalho dos produtores locais.
1ª Festa do Morango e da Agricultura Familiar de Planaltina (GO)
- Atrações: Tchuco Pegada, Madax, Luiz Otávio & Daniel, Vopony e Fabiano Vasconcelos
- Entrada gratuita
- Data: 6 de setembro, a partir das 17h
- Local: Praça Central, Planaltina de Goiás
A festa simboliza um momento de expansão do cultivo no município, que já conta com 150 mil pés das variedades Camarosa e Oso Grande. A previsão é de que o número chegue a 300 mil até o fim do ano, com a geração de cerca de 40 empregos diretos — incluindo oportunidades para pessoas com deficiência. A produção desperta o interesse de compradores de estados vizinhos e até de países do Mercosul.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Antônio Gonçalves de Deus, a festa nasceu do sonho dos produtores e reforça a importância de incentivar a agricultura familiar.
“O evento é uma oportunidade de mostrar produtos feitos com morango, valorizar artistas locais e fortalecer o trabalho dos pequenos agricultores”, destacou.
Além de Planaltina, o município de Águas Lindas de Goiás também vem se consolidando como polo produtor, com uma colheita anual estimada em 80 toneladas. De acordo com o técnico da Emater, Daniel Pereira dos Santos, a cultura tem garantido renda e sucessão no campo.
“Os filhos ajudam os pais e permanecem na atividade agrícola, o que é muito importante para o futuro da nossa região”, afirmou.
O secretário de Estado do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, ressaltou a força da produção.
“Planaltina e Águas Lindas são cidades diferentes, mas que mostram a mesma força da agricultura familiar. O morango tem movimentado o Entorno, gerado renda e agora até uma festa que valoriza o trabalho do produtor rural”, disse.