Objetivo é ampliar a fiscalização e garantir maior durabilidade do pavimento.
Dois postos de pesagem estão em implantação na BR 158 e na BR-020 no estado de Goiás
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está implantando dois postos de pesagem no estado de Goiás.
Na BR-020/GO, em Flores de Goiás, ocorre a implantação de um Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (PIAF).
Na BR-158/GO, em Bom Jardim de Goiás, está em execução a instalação de um Posto de Pesagem Misto (PPM).
PIAF – O DNIT executa a implantação de um Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (PIAF) na BR-020/GO, no km 120, dentro do Plano Nacional de Pesagem. A obra está em andamento e conta com investimento aproximado de R$ 15 milhões. Esse modelo de pesagem de veículos de carga e de transporte de passageiros proporciona maior fluidez ao trânsito, ao reduzir a necessidade de parada dos veículos que trafegam dentro do limite legal de peso.
Atualmente, Goiás já conta com um PPM em operação, localizado no km 12 da BR-020/GO, em Formosa. Em apenas 60 dias de funcionamento, o posto fiscalizou 1.830 caminhões.
UMO – Além disso, uma Unidade Móvel Operacional (UMO), atualmente em operação em Formosa, futuramente poderá atuar de forma itinerante em outros pontos da malha rodoviária de Goiás e do Distrito Federal, por meio da integração ao Centro de Controle Operacional (CCO).
Está previsto para 2026 o início das operações do PPM, em instalação no km 38 da BR-158/GO. A estrutura em implantação adota um modelo que combina características dos dois sistemas anteriormente utilizados pela autarquia: os Postos Fixos (PIAFs) e as Unidades Móveis Operacionais (UMOs). Quando concluído, o PPM ampliará a capacidade de monitoramento e tornará a fiscalização mais eficiente e automatizada na rodovia.
Fonte Portal do DNIT