Homem é preso em flagrante no Jardim Oliveira após furto em oficina mecânica; polícia usa técnicas de defesa pessoal e recupera materiais furtados.
Prisão em flagrante no Jardim Oliveira após furto em oficina mecânica e intensa reação do suspeito
Na madrugada do dia 11 para 12, um furto em uma oficina mecânica no Jardim Oliveira resultou em um prejuízo estimado em R$10.000,00, segundo registro da vítima na manhã do dia 12. Após tomar conhecimento do crime, a equipe de Força Tática composta pelo 2º Tenente Marques, Soldado Machado e Soldado Marciano iniciou diligências para localizar o autor.
Durante patrulhamento no bairro Jardim Oliveira, a equipe localizou o suspeito carregando duas bicicletas e uma maleta – objetos possivelmente subtraídos. Ao tentar a abordagem, o homem fugiu, abandonando os itens e pulando muros de estabelecimentos comerciais e residências. O apoio das equipes Charlie e Delta foi acionado para realizar o cerco visando a captura do autor.
Foi necessário o uso seletivo da força e técnicas de defesa pessoal conforme o Procedimento Operacional Padrão da Polícia Militar de Goiás (POP-PMGO), incluindo algemamento emergencial conforme o Manual de Defesa Pessoal Policial Militar e em concordância com a Súmula Vinculante nº 11 do STF, devido à resistência do suspeito, que tentou agredir os policiais e tomar a arma de um deles. Durante a fuga, ele causou danos nos forros de PVC do supermercado e de uma residência. No supermercado o caso assustou os clientes.
O autor foi conduzido ao Hospital Regional para atendimento médico e, em seguida, encaminhado ao CIOPS, onde foi apresentado ao delegado de plantão junto com os materiais apreendidos.
1º Tenente Wanderley, da CPU do 16º BPM, despacho realizado pela 2ª Sargento Thaís do COPOM.