Momento em que o cachorro cruza a pista do aeroporto de Formosa.
Cachorro cruza pista e quase é atingido por avião durante pouso no aeroporto de Formosa (GO). Pilotos agiram rapidamente e evitaram o atropelamento; ninguém se feriu.
Fonte: G1
Animal atravessou a pista no instante da aterrissagem e obrigou os pilotos a agir rapidamente
Na manhã de quinta-feira (2), os pilotos Patrick D’Angelo e William Alves viveram um momento de tensão durante o pouso de uma aeronave no aeroporto de Formosa, em Goiás. Um cachorro cruzou a pista no exato instante em que o avião se aproximava do solo, obrigando os aviadores a acionar os freios para evitar o atropelamento do animal.
O episódio foi registrado por volta das 8h15 e acabou sendo gravado em vídeo — parte da rotina de filmagens que os pilotos realizam para o canal que mantêm no YouTube e Instagram. “Temos vídeos da nossa rotina, nossos voos. Esse vídeo só foi criado por conta de sugestões ou curiosidades dos seguidores. Por isso filmamos todos os voos, mesmo os que não temos intenção de fazer conteúdo. Pois, vai que acontece algo inusitado como foi dessa vez, né?”, relatou Patrick ao g1.
O caso ocorreu na manhã de quinta-feira (2), no aeroporto de Formosa (GO).
Segundo o piloto, as imagens foram captadas por óculos de realidade aumentada, utilizados como medida de segurança durante todas as etapas do voo, além de câmeras fixas na cabine. Após o susto, a tensão deu lugar ao alívio e ao bom humor. “Após o susto, rimos da situação, como mostra o vídeo, e falamos para os passageiros e patrão a bordo, que nem haviam visto o ocorrido”, contou.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido e a aeronave não sofreu danos. Patrick relembrou o momento em que percebeu o perigo:
“Quando, após o pouso, avistei algo do lado esquerdo, tive a certeza de ser um cachorro. Pensei que ele pararia ali, mas percebi que começou a correr e latir. Como já estávamos freando a aeronave, apenas intensifiquei um pouco os freios, e ele passou sem ser atingido.”
O vídeo do episódio viralizou nas redes sociais, levantando debates sobre a segurança nos aeroportos regionais e a necessidade de controle de acesso de animais nas pistas de pouso e decolagem.