Bombeiros do 19º BBM, em parceria com o Exército Brasileiro, controlam incêndio em vegetação na área militar de Formosa-GO, reforçando a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio.
Incêndio em área do Exército mobiliza bombeiros e provoca fumaça sobre Formosa
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, por meio do 19º Batalhão Bombeiro Militar de Formosa, atendeu nesta sexta-feira (13) a uma ocorrência de incêndio em vegetação na área pertencente ao Exército Brasileiro, em Formosa-GO.
De acordo com a corporação, as equipes de pronto-emprego iniciaram o combate ao fogo e conseguiram controlar um dos focos. Em seguida, o trabalho foi direcionado para outros pontos de calor, com a execução de uma ação conjunta entre bombeiros militares e militares do Exército.
Para conter a propagação das chamas, foram utilizados sopradores costais e abafadores, em linhas de combate direto, em uma atuação coordenada entre as equipes.
O incêndio na vegetação na área do Exército não muda a programação do 1⁰ Desafio Astros
O 19º BBM informou que permanece na região até a completa extinção do incêndio, reforçando o compromisso da corporação com a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio.
Segundo informações, levantadas pelo portal, a fumaça intensa registrada sobre Formosa na tarde e noite desta sexta-feira pode estar relacionada ao incêndio em vegetação dentro da área militar, reforçando a preocupação com os impactos ambientais e na qualidade do ar da cidade.
Dicas para amenizar os efeitos da fumaça e da baixa umidade do ar
Hidrate-se bem: beba bastante água ao longo do dia para compensar a perda de líquidos e manter o corpo hidratado.
Evite atividades físicas intensas ao ar livre, principalmente nos períodos mais quentes ou quando a fumaça estiver concentrada.
Mantenha os ambientes arejados, mas em caso de fumaça intensa, feche portas e janelas para reduzir a entrada da poluição.
Use toalhas ou baldes com água dentro de casa para ajudar a aumentar a umidade do ar.
Umidificadores de ar também são recomendados, principalmente em quartos durante a noite.
Lave o nariz com soro fisiológico para aliviar irritações e desconforto respiratório causados pela fumaça.
Evite uso de ventiladores quando o ar estiver muito poluído, pois eles podem espalhar partículas nocivas dentro de casa.
Proteja crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias (como asma e bronquite), pois são mais vulneráveis aos efeitos da poluição.
Se possível, use máscaras com filtro (como PFF2 ou N95) ao sair em dias de muita fumaça.
Procure atendimento médico se houver falta de ar, tosse persistente ou irritação intensa nos olhos e garganta.